Para melhor proveito dos produtos que você está adquirindo é necessário conhecer informações de manuseio e armazenamento da madeira que você não vai usar agora. Por exemplo, a madeira de eucalipto tratada pode apresentar rachaduras ou fissuras, mas essas são características naturais da madeira e não podem ser consideradas como defeitos ou vícios. Mas dependendo do modo que a sua madeira for armazenada, ela pode apresentar futuramente alguns desgastes, entortamentos, aumento nas rachaduras, alterações da cor da madeira através dos fungos manchadores e emboloradores.
Com base nessas informações, a madeira quando armazenada deve receber alguns cuidados específicos. Seguem abaixo uma lista de requisitos, recomendações e procedimentos sobre a melhor forma de armazenar a sua madeira de eucalipto tratada para uso futuro.
Proteja a madeira contra a ação das intempéries: empilhe as peças sobre calços ou separadores, desta forma você deixa o ar circular e reduz a umidade. Estes suportes devem ser espalhados pelo menos de 20 a 30 cm do solo, permitindo uma boa ventilação entre o piso ou chão e a base da pilha e não ter contato com o solo.
A madeira deve ser mantida abrigada do sol, da chuva e da umidade.
Cobrir a madeira com lona ou plástico para evitar a poeira e proteger contra umidade.
Caso as peças não forem aplicadas durante o prazo de 4 meses, orientamos que coloque anti-rachas nas duas extremidades para evitar rachaduras e manter a qualidade da sua madeira.
Para evitar a quebra da madeira, coloque-a em superfícies planas sem contato direto com o chão.
Recomendamos cuidado no manuseio das madeiras, pois até mesmo as plainadas podem liberar farpas.
Madeiras roliças tratadas não podem ser cortadas, pois o corte delas invalida a garantia. Assim, adquira as peças já do tamanho necessário (consulte os tamanhos disponíveis).
Pratique as dicas acima e sua madeira vai durar ainda mais!