Com a correria do dia a dia e o estresse que acompanha o cotidiano das pessoas, é bem comum encontrar pessoas difíceis nos lugares onde vamos. E quando isso ocorre no ambiente de trabalho, e ainda mais quando se trata de um cliente, é um desafio.
Nessas horas é bom lembrar que saber lidar com este problema é uma das exigências de uma boa gestão. Porque, apesar das dificuldades em lidar com clientes insatisfeitos e até mesmo desagradáveis, é isso que vai determinar o sucesso de um empreendimento.
Nessas horas, é bom munir-se de muita paciência e seguir os passos que vamos indicar:
#1. Ouça!
Deixar que o cliente fale, é o primeiro passo para saber o que o desagrada.
#2. Pratique a empatia
colocar-se no lugar do outro é eficiente para mostrar compreensão e partir para a solução do problema, sem exaltar os ânimos.
#3. Baixe o tom de voz
Essa é uma tática essencial para acalmar um cliente exaltado. Falar baixo e devagar o ajudará a se acalmar.
#5. Saiba a hora de desistir
Muitas vezes é melhor ceder do que deixar uma conversa sem sentido se arrastar. Saiba identificar este momento.
#6. Nunca leve para o lado pessoal
Esse assunto é profissional e deve ser mantido neste nível.