Um bom planejamento empresarial é a melhor forma de alcançar as metas durante o ano. Bons resultados exigem um diagnóstico da situação atual, a visão de onde se quer chegar e o planejamento para saber caminhar nesta direção.
Listamos aqui algumas dicas para você se dar bem nesta tarefa, alcançando bons resultados para o seu negócio.
#1. Comece com uma retrospectiva
Avaliar o que passou, analisando todos os acontecimentos do último ano é o primeiro passo para determinar o que deverá ser prioridade no ano seguinte, corrigindo ou aperfeiçoando algum processo.
#2. Atente para o orçamento
Estudar as finanças do negócio e definir o orçamento, tendo em vista as despesas e os investimentos, o que dá lucro e o que representa prejuízo, é essencial para nortear até que ponto a empresa pode avançar no planejamento.
#3. Identifique pontos fortes e fracos
A identificação das limitações e dos pontos fortes da empresa é fundamental para organizar as ações, otimizando os resultados.
Uma ferramenta para esta fase é a análise SWOT, muito utilizada no planejamento estratégico das empresas ou de novos projetos e que permite um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente que o cerca.
#4. Faça a análise da concorrência
Analisar a concorrência é uma forma de extrair do mercado valiosos ensinamentos. A avaliação das empresas concorrentes pode nortear as ações de uma empresa, porque permite compreender o que dá certo e o que pode levar ao fracasso, fazendo adaptações para a sua realidade.
#5. Defina as metas
Traçar as metas para o próximo ano é a última fase de um planejamento. É uma etapa que exige coerência, comprometimento e senso da realidade da empresa e do mercado. Muitas metas podem ser planejadas, como aumentar a carteira de clientes, incrementar o faturamento, expandir a empresa e/ou desenvolver um novo produto ou serviço.