Uma das bebidas mais antigas da humanidade, o chá é preparado por meio da infusão de raízes, folhas, flores ou cascas de vegetais e frutas. Ele pode ser servido quente para aquecer os dias mais frios ou bem gelado para refrescar os dias de verão. O chá também pode ter função terapêutica, ajudando a melhorar sintomas de doenças, como a gripe ou gastrite. Abaixo, aprenda a cultivar oito plantas que podem ser utilizadas no preparo da bebida.
Alecrim
De fácil cultivo, o alecrim é bastante apreciado em receitas gastronômicas. O chá da planta ajuda a aliviar inflamação e o ardor de gripes e resfriados. Para fazer a bebida, bastam dois galinhos.
Erva-doce
Um dos ingredientes mais tradicionais para chá, o funcho (Foeniculum vulgare), é conhecido popularmente como erva-doce. A bebida feita com suas folhas ou sementes é recomendada para melhorar cólicas intestinais de bebês e crianças.
Gengibre
Planta aromática de uso versátil, o gengibre é fácil de ser cultivado e se adapta bem às regiões de clima quente e úmido do Brasil. O chá da raiz é boa alternativa para ser usada como tratamento de gripe, resfriado, tosse e até ajuda a curar a ressaca.
Hibisco
O chá de hibisco tem ganhado popularidade por ser um aliado em dietas de emagrecimento. As folhas e flores da espécie Hibiscus sabdariffa L. são ideias para fazer a bebida, que pode ser servida quente ou fria.
Hortelã
O tipo da erva aromática mais indicado para o preparo de chás é a hortelã-pimenta, que tem sabor acentuado. A planta tem cultivo fácil, podendo ficar em pequenos vasos ou jardins. Ela precisa de irrigação duas vezes ao dia e de um local que tenha boa iluminação solar.
Melissa
Também conhecida como erva-cidreira, a melissa (Melissa officinalis) leva vários benefícios para a saúde humana. O chá com suas folhas é recomendado para melhorar o sono, reduzir a ansiedade e tensão nervosa. Além disso, a bebida pode aliviar enxaquecas, cólicas e gases.
Mil-folhas
Podendo ser cultivada em pequenos espaços, a mil-folhas é rica em compostos fenólicos, que ajudam a evitar doenças relacionadas ao envelhecimento. O chá também pode contribui com o tratamento de distúrbios gastrointestinais e de inflamações da pele.
Tangerina
São vários os nomes que a fruta tem pelo Brasil: bergamota, vergamota, mimosa, mexerica e tanja. Não importa em qual região, suas folhas são ótimas para a produção de chá, que pode atuar como um remédio. A fruta cítrica possui propriedades médicas diurética, digestiva e laxativa.
Fonte: https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2018/09/chas-como-cultivar-oito-plantas-para-fazer-bebida-em-casa.html