Se o seu objetivo é construir uma cerca definitiva, para utilização a longo prazo, ou mesmo para uma temporária, para ocasiões específicas, o eucalipto tratado pode ser a solução.
A cerca de eucalipto tratado é a maneira ideal para delimitar espaço de forma sustentável, protegendo o meio ambiente e cumprindo requisitos técnicos exigidos em construção.
Sabemos que o eucalipto tratado é uma madeira bastante resistente. Mas para se beneficiar de tudo o que o eucalipto pode te oferecer, você deve estar atento a algumas particularidades dessa madeira.
É preciso estar atento ao modo de fazer a cerca, às medidas, aos tamanhos de mourão, bem como aos tipos de cercamento.
Confira nossas dicas!
#1. Como preparar a fundação da cerca
A forma de preparar a fundação vai depender se a sua cerca é definitiva ou temporária. As cercas definitivas são próprias para delimitação de terreno e as temporárias para obras ou jardins.
Para começar, é preciso delimitar as pontas do perímetro cercado antes de escavar entre uma ponta e outra, em buracos de aproximadamente 60 centímetros. Isso garante a sustentação do eucalipto.
A distância entre mourões vai depender do tipo de cerca e de sua aplicação. A cerca pode ser utilizada para divisão externa da propriedade, para delimitar espaços dentro da propriedade, para cercar gado de corte ou leiteiro, para separar o espaço de jardins, entre outros. Para cada aplicação, as medidas são diferentes.
#2. Preparando o mourão
Para evitar danos na base do mourão, amarre um saco plástico na ponta do mourão que será enterrado. Verificar o nível e o prumo dos eucaliptos, nesta fase é uma forma de garantir que não haja retrabalho para colocar arames ou preparar o jardim, por exemplo.
#3. Use o arame indicado
O arame deve ser colocado após a colocação de mourões, balancins e estiradas. Em alguns casos, o carcado pode ser eletrificado, que ajuda na segurança da propriedade como na proteção à cerca.
#4. Finalize as fundações
As cercas definitivas podem ter suas valas preenchidas com concreto, um material de difícil remoção. O mesmo não deve ocorrer com as cercas temporárias que podem ser preenchidas apenas com terra firme e compacta.