A madeira tratada requer alguns cuidados para se manter sempre conservada e com boa aparência.
Para obter sempre o melhor que este material pode oferecer é bom ficar atento ao armazenamento, à limpeza e à conservação da madeira.
#1. O cuidado começa na compra. É sempre importante informar ao vendedor qual será a utilização da madeira. Sabendo qual será a utilidade do material, ele poderá apontar qual o grau de tratamento adequado, de acordo com o uso e a classe de risco.
#2. Antes de sua utilização, a madeira deve ser armazenada em local seco e ventilado e longe do contato com o solo.
#3. É normal que a madeira contenha nós e resina em alguns pontos. Após alguns anos de uso, ela pode apresentar também algumas fissuras, resolvidas com uma simples lixa.
#4. Proteja a parte seccionada, quando for fazer cortes ou entalhes. O ideal é utilizar cupinicida, fungicida ou tinta asfáltica tipo neutrol.
#5. A limpeza das peças após a instalação pode ser feita com água e sabão, escova de cerdas plásticas duras e pano úmido.
#6. A madeira tratada aceita qualquer tipo de acabamento. Seja verniz, tinta a óleo, stain, entre outros. O produto deve ser reaplicado a cada dois anos ou quando o cliente achar necessário.