O Eucalipto é uma árvore originária da Austrália, utilizada para diversas finalidades como lenha, estacas, mourões, dormentes, carvão vegetal, produção de celulose e papel, medicamentos, entre outros. Mas antes de conhecermos todas as suas aplicações e vantagens, vamos entender um pouco mais sobre a sua história.
Introduzida no Brasil por volta do ano de 1865, o Eucalipto só foi tratado para fins industriais a partir do século XIX. Utilizados primariamente em postes, as toras de Eucalipto tratado só surgiram no ano de 1945. A partir daí, a necessidade da utilização da madeira como matéria prima, conduziu o aperfeiçoamento do setor madeireiro que passou a investir constantemente nas plantações de eucalipto.
As toras de eucalipto tratadas podem ser utilizadas como material de construção ecológico e renovável. Suas condições de plantio fazem do eucalipto uma madeira de reflorestamento, ou seja, o primeiro passo para a integração entre meio ambiente e modernidade.
Devido às suas características físicas, o eucalipto tratado permite qualquer tipo de acabamento, oferecendo beleza e conforto, garantindo um amplo mercado de uso.
Entre as suas variadas utilizações, destacam-se as estacas para agricultura, mourões para construção de cercas e currais na área rural, postes para eletrificação e telefonia, colunas para edificações e até mesmo como elemento decorativo, no setor paisagístico. O eucalipto tratado também é apropriado para a construção civil, na construção de fachadas, varandas, telhados, área de lazer, quiosques, jardins, dentre outros.
Isso se deve não só pela sua durabilidade, mas também pela beleza e charme que trazem ao ambiente, seja no estilo rústico ou moderno.
Agora que você já conhece algumas das aplicações da madeira tratada proveniente do eucalipto, é hora de desvendar alguns mitos e verdades que circulam a árvore. Confira o nosso próximo post.