Quando se fala em Eucalipto, logo se pensa sobre a sua influência na qualidade do clima e do solo onde é cultivado. Com o passar dos anos, inúmeros mitos e verdades sobre a árvore começaram a aparecer, especialmente devido à baixa produtividade e os maus resultados que não eram esperados no início.
Entretanto, tais insucessos ocorreram por vários fatores, como, o uso inadequado da terra, escolha equivocada das espécies a serem plantadas para cada região do país, técnicas arcaicas para implantação e o uso de fertilizantes inadequados para a planta, que por sua vez, consolidaram e difundiram verdades e mentiras sobre o Eucalipto.
Hoje, mais de 50 anos depois, muita gente ainda acredita em determinadas afirmações negativas a respeito do eucalipto, e ainda há certa desconfiança em relação às florestas plantadas.
Para esclarecer os principais mitos construídos em torno do assunto, separamos alguns dos mitos e verdades mais comuns e divulgados, e você confere logo abaixo:
Mito: O Eucalipto seca o solo.
Verdade: Um dos mitos mais divulgados é que o Eucalipto seca o solo, porém, essa afirmação é falsa. O Eucalipto retém menos água que as matas nativas de copas maiores, permitindo que a água chegue ao solo mais rapidamente por possuir menor folhagem.
Esse fato permite a redução da evaporação de água para atmosfera, além de ampliar sua capacidade de absorção da água em épocas chuvosas e reduzir nas épocas de seca. Além disso, suas raízes não chegam aos lençóis freáticos, consumindo água em menor quantidade, o que não acontece em plantações como cana-de-açúcar, café, soja e arroz.
Ainda assim, a afirmação de que o Eucalipto empobrece o solo também é negativa, pois a planta tem a capacidade de devolver tudo aquilo que retira do solo. Após a colheita da árvore, cascas, folhas e galhos que possuem até 70% de nutrientes da árvore, permanecem no local e incorporam-se ao solo como matéria orgânica, contribuindo para o controle da erosão.
Mito: As plantações de Eucalipto geram um deserto verde.
Verdade: Ao contrário do que é amplamente divulgado, o setor de florestas plantadas tem um compromisso muito sério com a preservação da biodiversidade. As florestas de eucalipto são plantadas em consórcio com reservas nativa, onde parte da área da propriedade é estabelecida como área de proteção permanente. Isso torna possível a formação de verdadeiros corredores ecológicos, que favorecem a presença de fauna e flora diversificada.
Por ter de deixar parte da área da propriedade para reserva legal e área de proteção permanente, o eucalipto forma um corredor para áreas de preservação, além de criar um habitat para a fauna, oferecendo condições de abrigo, de alimentação e até mesmo de reprodução.
Além disso, a questão da biodiversidade está relacionada também às condições prévias da região onde a floresta é estabelecida. Em uma área que já foi floresta nativa um dia, mas que agora está desmatada, a implantação de uma floresta de eucalipto resultará em um aumento considerável da biodiversidade.
Mito: As florestas de Eucalipto prejudicam as comunidades vizinhas
Verdade: Engana-se quem acredita que a implantação de uma floresta de eucalipto ameaça as comunidades que vivem perto dela e prejudica a economia da região. As florestas de eucalipto geram dezenas de empregos de forma direta e indireta. Tanto os viveiros, onde são produzidas as mudas quanto à manutenção da própria floresta em desenvolvimento requerem mão de obra qualificada, e nada melhor do que contratar gente dos arredores para suprir essa demanda. Ao mesmo tempo, essas pessoas têm a oportunidade de aprender uma profissão.
Além disso, na localidade em que uma floresta plantada se estabelece há investimento em infraestrutura, pois necessita-se, por exemplo, que as estradas por onde passarão as carretas com carregamento de madeira estejam em boas condições. Com isso, todos que utilizam aquela estrada também são diretamente beneficiados.
Desvendados alguns mitos e comprovadas algumas verdades sobre o Eucalipto, que tal conhecer alguma das vantagens do uso das madeiras de eucalipto tratadas? Confira o nosso próximo post.