Processo de tratamento do eucalipto em autoclave e produtos químicos, garante a conservação da madeira de eucalipto por muitos anos, com excelente qualidade. Os principais objetivos do tratamento são:
- Aumentar o tempo de vida útil da madeira;
- Garantir a segurança do uso da madeira;
- Melhorar a aparência da madeira;
- Promover o uso versátil da madeira;
- Preservar os recursos naturais;
- Obter benefícios econômicos
Veja o vídeo e entenda como funciona o tratamento do eucalipto?
O processo de tratamento do eucalipto consiste em se retirar a seiva existente e adicionar produtos químicos para possibilitar a sua conservação. Depois de seca,é possível trabalhar a madeira normalmente sem nenhum risco de contaminação seja com pessoas ou animais.
A grande vantagem do tratamento feito na autoclave é que ele diminui o contato manual com os produtos químicos utilizados e garante uma perfeita aplicação.
A autoclave é um cilindro metálico, que suporta pressão e produz vácuo, além de possuir variadas dimensões conforme o fabricante. As pressões utilizadas são acima da atmosfera. A vantagem da utilização desse equipamento para o tratamento da madeira de eucalipto é que torna o processo industrial e mais ecológico.
Os conservantes são substâncias químicas utilizadas para substituir a seiva no interior da madeira a ser tratada. Os eucaliptos da Bruto Mourões são tratados com o CCA (Arsenato de Cobre Cromatado). Este tem larga utilização nos EUA, no Canadá, na Europa e na Austrália no tratamento de madeiras do eucalipto. No Brasil, o CCA é liberado para utilização pelos órgãos competentes pela fiscalização oficial.
O CCA possui características de inseticida (evita cupins, brocas e outros) e fungicida, além de proteger contra a umidade. Após a secagem, a substância fica totalmente insolúvel, o que evita a toxidez para os animais e para o homem.