A madeira de eucalipto tratado apresenta grande durabilidade, variando segundo a aplicação ou destino que se dá a mesma. De modo geral, quando se segue o processo correto de imunização, o eucalipto tratado tem garantia média de 15 anos.
O grande número de ocorrências de extrações ilegais de madeira nas áreas de preservação ambiental tem feito com que parte das espécies nativas tradicionais mais conhecidas do mercado, entre em crescente processo de escassez.
Espécies de madeiras de alta durabilidade natural estão cada vez mais em falta, o que aumenta o valor dos produtos provenientes das mesmas, e conseqüentemente, inviabiliza o uso em determinados segmentos.
A partir destas dificuldades, as madeiras de florestas plantadas, como o eucalipto, entram em cena no mercado das madeiras devidamente tratadas com químicos industriais. Devido à relação de baixo custo X benefícios, às madeiras de eucalipto tratadas já se encontram presentes na construção civil de forma significativa.
Isto se dá, em razão das características e benefícios do produto. Por exemplo, quando tratadas, madeiras como o Urofila passam a ser classificadas por duráveis e alguns preservadores garantem a durabilidade para determinadas aplicações.
Tratamentos de eucalipto em autoclaves industriais por processos a vácuo e pressão são considerados os mais eficientes, pois aumentam a durabilidade da madeira em média para 15 anos de serviço, tornando-se similar ou até superior em durabilidade em relação às melhores madeiras nativas tradicionais.
A vantagem do tratamento feito na autoclave é que ele diminui o contato manual com os produtos químicos utilizados, mesmo com o uso destes sendo autorizado pela legislação e órgãos competentes. O ideal desses químicos, é que sejam tóxicos somente para fungos e insetos, permanecendo na madeira sem risco de contaminar a mão de obra humana.
Existem experiências nos Estados Unidos em madeiras como postes de iluminação que permanecem imunes há cerca de 70 anos.
Os benefícios da madeira de floresta plantada tratada são inegáveis e visíveis. Ecologicamente corretas, auxiliam na conservação e reposição das florestas naturais, fazendo com que a sua utilização seja necessária para o equilíbrio entre a ecologia e o ramo da construção civil.
Agora que você já conhece a durabilidade da madeira de Eucalipto tratada, você deve estar se perguntando qual a melhor espécie a ser utilizada. Descubra no nosso próximo post, as diferentes espécies de eucalipto e suas aplicações.