Essa questão é muito debatida e, infelizmente muitas pessoas, por desconhecimento técnico ou por falte do real entendimento de como o eucalipto é imunizado, não conseguem responder corretamente a acabam tomando decisões que comprometem a viabilidade financeira de seu negócio.
O ponto mais discutido é em relação ao tamanho do CERNE x tamanho do ALBURNO envolve muito do mito de que o cerne não sofre ação de Agentes Xilófagos como Fungos, Insetos, Crustáceos e Moluscos e Bactérias. Sim, claro que ele sofre com esses agentes, assim como qualquer outra parte do eucalipto, porém por ser bem mais denso, essa ação é mais retardada no cerne do que nas outras partes.
Veja a foto abaixo, com o detalhamento da estrutura do eucalipto.
Em uma madeira SEM TRATAMENTO, é claro que uma espécie com mais cerne terá uma resistência maior do que uma com menos cerne, porém Nas madeiras COM TRATAMENTO, essa lógica se inverte. Para entender melhor, você precisa conhecer em detalhes o processo de tratamento do eucalipto. O tratamento químico penetra na parte mais macia da madeira, o ALBURNO, enquanto que no CERNE, por ser mais denso essa ação é muito superficial.
Uma conclusão lógica nesse processo é que quanto mais ALBURNO, melhor a penetração e maior a imunização da madeira durante o tratamento, o que garante, consequentemente, maior resistência e durabilidade.
Dessa forma, fica claro que a escolha da bruto mourões em comercializar madeiras de espécies com MAIS ALBURNO, é a melhor situação para garantir uma vida útil muito maior para seus clientes.