Desde os primórdios, a humanidade utiliza madeira em suas construções. Nas mais diversas culturas e nos mais recônditos lugares do planeta, a madeira foi utilizada amplamente, até a revolução industrial que ofereceu outras opções ao mercado.
Apesar da variedade de materiais que o mercado oferece hoje em dia, a madeira continua sendo uma opção vantajosa. E isso por uma série de motivos.
Vamos listar alguns deles aqui!
#1. Durabilidade
A durabilidade da madeira em relação aos outros materiais é incontestável. Há registros de peças antigas que atravessaram séculos e se mantém com a mesma qualidade, até os dias de hoje.
#2. Segurança
Ao contrário do metal, a madeira não oxida e nem deforma, perdendo sua função estrutural. Além disso, é de fácil manuseio e sua utilização não requer tecnologia avançada e nem processamento industrial. A madeira é um material renovável que pode ser reposto na natureza por meio do reflorestamento.
#3. Facilidade de manutenção
A madeira é um matéria de fácil manutenção. Com práticas simples, como evitar pontos de condensação de água, aplicar impermeabilizantes e utilizar a estrutura sempre 20 cm acima do solo, a madeira não apodrece precocemente.
#4. Economia de energia
O gasto com energia, na utilização de madeira em obras é comprovadamente inferior aos de outros materiais, como betão armado, ferro e alumínio. E isso, desde a fabricação dos materiais até o final da obra.
E essas são apenas algumas das inúmeras vantagens da utilização da madeira em construções. A beleza da edificações, aliada à sofisticação de um ambiente que leva este material, só vem a acrescentar na gama de motivos para você utilizar a madeira em sua obra.
Claro que alguns critérios devem ser seguidos, como a escolha da espécie que será utilizada, e a exploração de forma insustentável deste material.
Fonte: <https://www.guiadoconstrutor.com.br/blog/vantagens-da-utilizacao-de-madeira-na-construcao>