Facilidade de manuseio, durabilidade, estética e preço são só algumas das vantagens apontadas por quem utiliza o Eucalipto tratado como matéria prima no setor da construção. Tendo em vista a sua utilização, Ele ainda é o único material que consegue ser ao mesmo tempo, ecológico e renovável, ajudando a diminuir a pressão sobre florestas nativas e atuando no eficiente armazenamento de CO2 livre na atmosfera, responsável pelo efeito estufa.
Há muito tempo que o uso de madeira de lei foi perdendo força no mercado, sendo substituído pelo Eucalipto tratado, a fim de se adequar às normas vigentes na legislação que visa à proteção ambiental.
A madeira de Eucalipto tratada adquire durabilidade e resistência que podem ser comparados às de outros materiais não-renováveis, como o concreto ou os metálicos, e pode ser empregada nas construções urbanas ou até mesmo nas rurais, como por exemplo, cercas, postes, mourões, residências, celeiros.
Além disso, a madeira de Eucalipto tratada permite ainda a produção de estruturas para a construção.
Outra vantagem da utilização das madeiras tratadas, é que as mesmas ficam ainda mais resistentes a ataques de cupins e de fungos, e também são menos suscetíveis aos fenômenos naturais, uma vez que são tratadas com compostos químicos que dificultam a ação desses microorganismos.
Por ser considerado um material renovável, a madeira de eucalipto tratada também exerce influência positiva no custo do processo de construção onde é empregada, quando comparada com madeiras de florestas nativas que possuem alta durabilidade. Além de ter um custo muito mais barato, as madeiras de eucalipto tratado podem ser utilizadas em praticamente todos os tipos de construção, desde as mais sofisticadas às mais simples.
Onde quer que esteja empregado, é certo que o eucalipto tratado apresentará vantagens incomparáveis como, versatilidade, rapidez, durabilidade, redução do custo e o mais importante: a preservação da natureza.
Ainda tem dúvidas sobre as vantagens da utilização do eucalipto? Então fique atento e acompanhe o nosso próximo post, com algumas das dúvidas mais freqüentes na utilização da madeira tratada.