O otimismo que contagiou o mercado e o setor produtivo no segundo semestre de 2018 parece ter arrefecido. Todos os indicadores apontam para um ajuste brusco das expectativas que se desenhavam há até poucos meses.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o país tinha 13,1 milhões de desempregados em 29 de março. Com essa taxa, o número de pessoas endividadas também tende a crescer: a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apurou que, em março, 62,4% das famílias brasileiras tinham alguma dívida — é o terceiro mês de alta consecutiva.
Com a renda das famílias comprometida com dívidas, sobra menos para consumir. O Consumer Thermometer, relatório elaborado pela consultoria Kantar, aponta uma redução de 1,3% no volume de itens que os brasileiros levam da loja para casa; a frequência de compras caiu 0,5% e o volume médio por visita recuou 3,3%. Os dados são referentes ao período entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2019.
Naturalmente, o alinhamento desses fatores acende a luz de alerta para negócios que ainda convalescem de uma crise econômica que impactou diretamente o consumo. Apesar das boas expectativas de médio e longo prazos associadas a promessas de reformas macroeconômicas, o curto prazo ainda assusta.
No entanto, há espaço para otimismo e as empresas devem se tornar ainda mais competitivas se quiserem lucrar. A reportagem do Administradores.com conversou com especialistas para saber como os empresários devem agir para que o caixa saia do vermelho independente de como se comporta a economia.
Confira abaixo e navegue pelos tópicos de seu interesse.
Como vender mais: 5 aspectos que você precisa conhecer
1 – Entenda que houve uma mudança cultural no consumo
2 – Invista em conhecimento
3 – Prospecte clientes — não espere que eles apareçam
4 – Atenda a cada cliente como se fosse o único
5 – Planeje antes de investir e executar
fonte: https://administradores.com.br/noticias/vendas-com-ou-sem-crise-5-aspectos-que-voc%C3%AA-precisa-conhecer